Mosaico de Autores

Mosaico de Autores

"Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer;

quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos".

(Italo Calvino - Por que ler os clássicos)


Qual é o seu clássico?

Desfrute de fragmentos de grandes autores da literatura mundial.

Franz Kafka

“Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós.” (Kafka em carta a Oskar Pollak, amigo da época da escola - datada de 27 de janeiro de 1904).

Conceição Evaristo

“Eu não nasci rodeada de livros e, sim, rodeada de palavras.” (Fala proferida em entrevista ao Brasil de Fato).

Jorge Luis Borges

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca” (POEMA DE LOS DONES - em 1955, quando Borges já cego foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da Argentina).

Carlos Drummond de Andrade

“A vida chega aqui filtrada em pensamento que não fere; no enlevo tátil-visual de ideias reveladas na trama do papel e que afloram aladamente e dançam quatro metros abaixo do solo e das angústias o seu balé de essências para o leitor liberto." (Livraria, pág. 117 - As Impurezas do Branco)

Clarice Lispector

“Perguntaram-me uma vez qual fora o primeiro livro da minha vida. Prefiro falar do primeiro livro de cada uma das minhas vidas. Busco na memória e tenho a sensacão quase física nas mãos ao segurar aquela preciosidade: um livro fininho que contava a história do patinho feio e da lâmpada de Aladim. Eu lia e relia as duas histórias, criança não tem disso de só ler uma vez: criança quase aprende de cor e, mesmo quase sabendo de cor, relê com muito da excitação da primeira vez. " (O Primeiro livro de cada uma de minhas vidas”- A Descoberta do Mundo, pág.452 - Rocco).